sexta-feira, 23 de julho de 2010


Saulo dando um role no Alamoana Marine Center/Hawaii










BOARDRIDERS: SURFANDO NO ASFALTO

Os polinésios surfaram milhares de anos em cascas de árvores, mas no último meio século a evolução técnica e dos equipamentos foi absurda tanto nos materiais quanto na tecnologia de fabricação de pranchas que são verdadeiros “foguetes" para você pilotar nas ondas.
Neste processo de evolução o surf foi mais além das praias. Surfistas em dias flat criaram todos os outros esportes praticados com pranchas, skate, sand, snow, kite, wind, wake, etc ..., e todos tem várias categorias de performance como o downhill, wave, slalon, speed, street. Hoje todo praticante de algum esporte de prancha já praticou outro, buscando diversão, treino,etc... e nessa já testei a grande maioria deles. O snow é que mais se aproxima com o surf, mas nos últimos anos uma empresa californiana chamada Setor 9 skates recoloca o surf no asfalto. Skates específicos p/ essa modalidade exibem o mais puro soul surf style, relembrando os anos 70. Eu desfruto desses skates a anos, mas recentemente um amigo me apresentou uma nova peça que faz uma simulação de surf no asfalto incrível. É possível praticar angulação da prancha do skate, movimentos de pressão e torção , estudo e pratica da biomecânica, fora o prazer que é fazer aquelas curvas como se fosse nas ondas.
Na real não sou mais nenhum garoto, mas voltei a andar de skate com certa regularidade como ferramenta de treino a mim e minha equipe, atividade nos dias flat, diversão, conhecer pessoas e outras forma de se viver praticando esportes.
Em 1998 fui convidado a participar de um campeonato brasileiro de skate que contava com uma categoria “surf”, pensei que seria fácil, chegando la encontro Guilherme Gross, Eraldo, Burle, Edinho, Picuruta, entre outros surfistas que são especialistas em fazer curvas com estilo. Quando morei em Floripa andei muitas vezes com Marco Pólo, Guga Arruda, James Thisted, Marquinho Robô, Edu Nigiri, uma boa galera do surf buscando aquele treino e diversão. Também aprendi logo que sem equipamentos de proteção nunca mais, o asfalto é duro e machuca(Bastante!). Aqui em B.C. sempre levamos os skates no carro e as vezes rola um aquecimento antes do surf ou ate uma sessão mais intensa, conheci pessoas legais, como um casal (ele 50 advogado, ela 43 dentista, andam quase todo fim se semana) tentaram surfar e não conseguiram, e são felizes a anos em cima dos skates long board, gente do bem, do esporte.
Lembra aquela parada de conhecer lugares, pessoas, outros esportes, outras forma de treinar. Então é só acoplar essa peça ao truque dianteiro de qualquer bom skate long board e você já não precisa mais surfar com cascas de árvores como os polinésios, faça uso dos equipamentos e tecnologias disponíveis, amigos, sorriso na cara, equipamentos de proteção e disposição.

Seja bem vindo a tribo dos Boardriders“ Surfando no Asfalto “.

Saulo lyra.
Saulo é surfista profissional desde 83, shaper, free surfer, instrutor de snow, técnico de uma equipe de surfistas competidores e também trabalha na FME (fundação municipal de esportes) de Balneário Camboriú. Surf quase que diariamente,seja no mar ou no "asfalto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário